NOTAS
SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA OLIMPÍADA NACIONAL
Em 2018, o
Departamento de História da UNICAMP abriu as inscrições da 10ª. Olimpíada
Nacional de História para equipes de todo país participar das etapas da
competição. Cada equipe, formada por no máximo três alunos e acompanhado por um
professor/orientador, responderam as questões de história do Brasil que
envolviam inúmeras habilidades; analisar documentos que traziam pistas sobre um
determinado problema ou período histórico; leitura crítica de textos que
funcionavam como parte do exercício interpretativo. Acompanhei o alunos Geisy
Nabuco, Luís Santana e Leonardo Teles, do curso integrado de Química, do
Instituto Federal de Sergipe, na condição de professor substituto de História. A
experiência tornou-se, num exercício acadêmico que envolviam a “operação
historiográfica”, as versões a respeito de temáticas e objetos consagrados
pelas pesquisas acadêmicas (Fonseca, 2009).
Partindo da
experiência da participação da 10ª. Olímpiada Nacional em História do Brasil, meu
objetivo é pensar as potencialidades de ensino e aprendizagem na plataforma da Olímpiada
Nacional de História. Inclusive por compreender as inúmeras possiblidades de
ensino e aprendizagem que o ambiente virtual apresenta aos estudantes. Daí eu
penso que, não só os acervos digitais são uma novidade a ser explorado nas
aulas de História, mas sobretudo, a ideia trabalhar com os alunos os textos e
documentos que ampliam o espectro do ensino e didática para outras chaves de
aprendizagens; uma vez que, o ensino de História no ensino básico sofre
pressões não só dos programas curriculares e dos certames, mas, dos
revisionismos historiográficos e das inúmeras vulgarizações do conhecimento
histórico disseminados em selos editoriais com seus guias politicamente correto
e, também, dos inúmeros youtuberes com suas versões questionáveis da História,
travestidas de cientificidade.
Fig. 1.
A dimensão ética
dos usos públicos do conhecimento histórico está no centro das minhas
preocupações, uma vez que, ao trabalhar temáticas históricas, a exemplo a
leitura do “Dicionário Filosófico” (1764) de Voltaire na temática do Iluminismo,
trago sempre um vínculo documental com o que está sendo estudado. Ou seja,
planejar a aula de História sugere amplamente em construir um sentido da
narrativa. Daí a importância do aspecto retórico do qual todo historiador deve
lidar ao ensinar qualquer assunto. Descortinar a operação historiográfica,
parafraseando Michel de Certeau (2002), perpassa por exercitar os desafios do
trabalho na oficina da História; isto é, desdobrar as tramas que elaboramos ao
estudar um documento em suas várias possibilidades, inclusive, teóricas.
Esse aspecto do
ofício do historiador está relacionado as atividades propostas na 10ª. Olimpíada
Nacional de História do Brasil (2018). Não é um exercício pueril de decorar
fatos, nomes, desfechos, mas uma problematização oriunda das multiplicidades de
fontes (músicas, quadro, fotografia, textos), aspectos teóricos, personagens, etc.
Novos objetos, exigem procedimentos metodológicos e teóricos são exigidos aos
professores na incursão do trabalho com novas linguagens e objetos: “(...) os
atuais métodos de ensino têm de se articular às novas tecnologias para que a
escola possa se identificar com as novas gerações, pertencentes à “cultura das
mídias”. (Bittencourt, 2008, p. 107).
As gerações que
vivem nos “tempos líquidos”, como denominou o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, são desafiadas diuturnamente
por noções tempo e compromissos da modernidade líquida (Bauman, p.9). De certo,
a fluidez desse tempo, exige dos professores de história uma atitude crítica e
interdisciplinar, ao interrogar e dialogar com os ritmos temporais heterogêneos
em que seus alunos estão interagindo. Inclusive, em pensar as nuances das
aprendizagens em história que orientem a percepção da necessidade do domínio de
conceitos e de outros domínios. Uma vez que, não basta o aluno aprender nomes e
eventos, sem uma reflexão teórica apropriada.
Nas etapas da Olimpíada,
os alunos percorrem diversas temáticas, mas num viés de problematização
histórica e, por isso, a proposta de aprendizagem e ensino fluem no contexto
desafiante. O que de certo modo, vincula uma exigência de abstração teórica, ao
qual, as equipes devem problematizar. Penso no caso específico do uso da música
composta por Seu Jorge, Marcelo Nascimento e Ulisses Capelleti. A canção saiu
no álbum “Do Cóccix Até Pescoço” (2002), de Elza Soares, idealizado por Zé
Miguel Wisnik:
“A Carne
A carne mais
barata do mercado
É a carne negra
É a carne negra
A carne mais
barata do mercado
É a carne negra que vai de graça pro presídio
E para debaixo do plástico
E vai de graça pro subemprego
E pros hospitais psiquiátricos
É a carne negra que vai de graça pro presídio
E para debaixo do plástico
E vai de graça pro subemprego
E pros hospitais psiquiátricos
A carne mais
barata do mercado
É a carne negra que fez e faz e faz história
Segurando esse país no braço, meu irmão
O cabra aqui, não se sente revoltado
Porque o revólver já está engatilhado
E o vingador eleito
É a carne negra que fez e faz e faz história
Segurando esse país no braço, meu irmão
O cabra aqui, não se sente revoltado
Porque o revólver já está engatilhado
E o vingador eleito
Mas muito bem-intencionado
E esse país vai deixando todo mundo preto
E o cabelo esticado
Mas mesmo assim, ainda guarda o direito
De algum antepassado da cor
Brigar sutilmente por respeito
Brigar bravamente por respeito
Brigar por justiça e por respeito (Pode acreditar)
De algum antepassado da cor
Brigar, brigar, brigar, brigar
E esse país vai deixando todo mundo preto
E o cabelo esticado
Mas mesmo assim, ainda guarda o direito
De algum antepassado da cor
Brigar sutilmente por respeito
Brigar bravamente por respeito
Brigar por justiça e por respeito (Pode acreditar)
De algum antepassado da cor
Brigar, brigar, brigar, brigar
A carne mais
barata do mercado
É a carne negra, negra, negra, carne negra (Pode acreditar)
A carne negra”.
É a carne negra, negra, negra, carne negra (Pode acreditar)
A carne negra”.
Fig.
2.
Pensar essa
canção, exige um conhecimento de conceitos relativo a História da Escravidão no
Brasil, mas, sobretudo, ao debate de Abdias do Nascimento (“O genocídio negro”) em contraponto a democracia racial de
Gilberto Freyre (“Casa grande e senzala”). Daí a importância as inferências das
questões partirem de perspectivas teóricas interdisciplinares. É fundamental o
professor recorrer aos debates que são alusivas as questões propostas. Isto é,
a equipe e o professor entram numa interlocução de pesquisa e aprendizagem.
Na questão
específica da música, os elementos constitutivos do racismo estrutural no
Brasil, sinalizam reflexões sobre a condição do negro na contemporaneidade. O
racismo, o preconceito e todas as formas de violência, são parte de uma
estrutura. Para Silvio Almeida (2018), existe três formas de racismo: o
primeiro, é individual; o segundo, é institucional e, por fim, o terceiro, é
estrutural. Ao discorrer sobre as peculiaridades destas formas de violência, o
professor Silvio Almeida desenvolve sua reflexão:
“O conceito de
racismo institucional foi um enorme avanço no que se refere ao estado das
relações raciais. Primeiro, ao demostrar que o racismo transcende o âmbito da
ação individual, e, segundo, ao frisar a dimensão de poder como elemento
constitutivo das relações raciais, mas não somente o poder de um indivíduo de
uma raça sobre outro, mas de um grupo sobre outro, algo possível quando há o
controle direto ou indireto de determinados grupos sobre o aparato
institucional”(Almeida, 2018, p. 36).
Ao afirmar que
“as instituições são racistas porque a sociedade é racista”, Silvio Almeida se
contrapõe a tese da democracia racial e de uma suposta cordialidade do
brasileiro. Por isso, o uso da linguagem musical ou mesmo literária, com
finalidade do trabalho histórico de temas candentes, a exemplo do racismo, seja
importante na prática de ensino.
Portanto, a
experiência da Olímpiada de História, constitui-se numa prática de extensão
relevante a ser desenvolvida também no âmbito da cultura escolar. Inclusive,
por acreditar que muitas sandices de vulgarizadores do conhecimento histórico,
não teriam um público tão cativo e passivo.
Referências
Cleverton Barros
de Lima é Doutor em História pela UNICAMP e atualmente é professor da FANESE. E-mail:
cleverton.lima@gmail.com
ALMEIDA, Silvio
Luiz de. O que é racismo estrutural?
Belo Horizonte: Letramento, 2018.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar editor, 2001.
BITTENCOURT, Circe. O saber
histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
BITTENCOURT, Circe. Ensino
de História: fundamentos e métodos. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Tradução de Maria
de Lourdes Menezes. 2a. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática
e Prática de Ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizados. 8ª.
ed. Campinas: Papirus, 2009.
SOARES, Elza. Do Cóccix Até Pescoço. CD. Maianga Discos, 2002.
Olá Professor Cleverson
ResponderExcluirCom sua experiência na Olimpíada de História e de materiais diversos para a continuidade do ensino e aprendizagem. Na sua opinião, por que a este tipo de desafio escolar ainda não é gerido pelo MEC?
Pergunta muito interessante e relevante, sempre me pego pensando nisso.
ExcluirMatheus Mendanha Cruz
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde professor.
ResponderExcluirSou professor em SC pela rede estadual e tenho enfrentado o desafio de trabalhar de forma a valorizar a construção do pensamento histórico e não o decoreba de datas e fatos. Alguns alunos tem se mostrado resistentes, principalmente por estarem no Ensino Médio e não terem aprendido a fazer comparações e relacionar fatos, contextos, etc.
Na sua prática com aulas documentais, o que o sr percebe de retorno dos estudantes?
Matheus Mendanha Cruz
Ao propor a participação na ONHB, como foi a receptividade por parte da equipe pedagógica e gestora?
ResponderExcluirDiovana de Fátima Bronosky
Boa noite professor,
ResponderExcluirFiquei muito interessada no trabalho, pois neste ano participaremos com dois grupos na instituição em que trabalho, e os alunos estão muito empolgados com a ideia, apesar das limitações em dissertar, interpretar, etc, principalmente por serem do 8º e 9º ano.
Você considera que o formato da ONHB auxiliou no entendimento que os alunos que participaram tinham sobre ensino de História? Qual foi a relação deles com as questões e tarefas?
Ruhama Sabião.