HISTÓRIA
LOCAL NO ENSINO APRENDIZAGEM: UMA PERSPECTIVA PARA SE TRABALHAR O PRÓPRIO MEIO
SOCIAL
Introdução
O estudo da História
Local no contexto atual possibilita ao aluno ampla reflexão nas relações
sociais entre determinado grupo e mundo social no qual está inserido, seja uma
vila, bairro ou cidade. O ensino de História entra como fator determinante de
formação do estudante despontando valores de praticas cotidianas e assim
confrontando tal problemática histórica à sua localidade, região e até mesmo à
sociedade nacional e mundial.
Esta interação faz com
que o aluno possa compreender elementos presentes no mundo e como eles
estabelecem relações entre si, proporcionando mudanças no seu modo de pensar e
entender os outros, as relações sociais e até mesmo à própria História.
Superando
a História decorativa
A disciplina de
História sempre foi associada a um ensino decorativo de grandes nomes e fatos
acontecidos. Os alunos dão muita pouca importância para sua real essência:
entendê-la como transformação ao passar do tempo e que eles próprios tornam-se
agentes na construção da história, pois, com a proposta do estudo da história
local irão trabalhar com suas próprias realidades nos meios sociais entre
educador, educando e o meio que atuam e vivem, são várias as possibilidades, como: dinamizar aluno e
sua comunidade, desvendar sua identidade; despertar costumes investigativos, refletir
sobre fatos que o cerca; visão de assiduidade e contendas com ênfases de
mudanças, conflitos e permanências; despertar no aluno para uma história da multidão,
onde todos os sujeitos da história tenham voz ativa no mundo. Segundo Macedo:
“Considerar a História
Local enquanto abordagem é pensar no modo de fazer adotado pelo historiador
quando circunscreve a maneira como ele se apropria e observa a realidade,
focando sua lente no espaço - um lugar, uma cidade, uma rua, um bairro, uma
cidade. Macedo (2015, p.63)”
Ir além da História
Geral, possibilita um processo de ensino-aprendizagem significativo, já que
quando se estuda a coletividade das relações sociais desenvolvemos reflexão critica acerca do
espaço-tempo de identidades em contextos amplos de seus habitantes não se
tornam isoladas do mundo, mas permanecem como parte imprescindível de um
processo histórico em que populações locais constroem suas identidades
culturais e sociais, se valoriza a visão do homem como agente social, político
da História, não uma parcela da população, mas o todo das pessoas. Como nos
afirma Samuel:
“A História Local
requer um tipo de conhecimento diferente daquele focalizado no alto nível de
desenvolvimento nacional e dá ao pesquisador uma idéia mais imediata do
passado. Ela é encontrada dobrando a esquina e descendo a rua. Ele pode ouvir
os seus ecos no mercado, ler o seu grafite nas paredes, seguir suas pegadas nos
campos. (Samuel, 1990, p. 220).”
Por muito tempo o
ensino de história não valorizou as experiências dos estudantes nas construções
da disciplina e isso, motivou para o entender que ela é algo totalmente
abstrato que não emociona e sem valor escolar para a vida dos educandos. Em
contrapartida sabe-se que um objetivo básico do ensino de história dentro do
ambiente escolar é fazer com que os alunos desenvolvam uma reflexão de natureza
histórica e cientifica, para que possam refletir de forma critica dentro da
sociedade que vivem sabendo-se impor diante das inúmeras situações que
aparecem.
A
escola como difusora do conhecimento social/local
Ir além das quatro paredes da sala de aula é o desejo
de qualquer professor. Desenvolver habilidades e competências nos seus
educandos pode fomentar toda historicidade do lugar que os cerca. O docente
assumirá neste caso o papel de orientador instigando os próprios alunos a
buscarem fontes que os auxiliem na construção da história local, sejam fontes
orais, iconográficas, musicais, dentre tantos outros meios, através da coleta
de tais documentos, os alunos poderão reconstruir e trazer a história da
comunidade à tona, pois a finalidade social da História objetiva que os mesmos
tenham uma compreensão do presente que estão inseridos.
De acordo com Oriá, a escola é:
“O
locus privilegiado para o exercício e formação da cidadania, que se traduz,
também, no conhecimento e na valorização dos elementos que compõem nosso
patrimônio cultural. Ao socializar o conhecimento socialmente produzido e ao
preparar as atuais e futuras gerações para a produção de novos conhecimentos, a
história está cumprindo o seu papel social. Ricardo Oriá
(1998, p. 130)”
A escola se torna um
agente importante na difusão do conhecimento local, pois, irá trabalhar a ética
dos educandos, orientando-os a uma ação consciente e reflexiva dos
conhecimentos sobre o homem e a sociedade. Trabalhar com a história dos
fundadores, famílias tradicionais, cultura local, praticas religiosas locais
revela-se na capacidade de lidar com circunstâncias novas, pois, identificando,
traços, permanências características, desenvolverá outros conhecimentos
ampliando as possibilidades de inter-relação de saberes dos alunos.
“O trabalho com a
história local pode produzir a inserção do aluno na comunidade da qual faz
parte, criar a historicidade e a identidade dele. O estudo com a história local
ajuda a gerar atitudes investigativas, criadas com base no cotidiano do aluno,
além de ajudá-lo a refletir acerca do sentido da realidade social. Como
estratégia pedagógica as atividades com a história local ajudam o aluno na
análise dos diferentes níveis da realidade: econômico, político, social e
cultural (SCHMIDT, 2009, p. 139)
Por fim, cabe aos
professores em especial aos de História mostrar uma postura crítica em relação
ao conhecimento, que trabalhe de forma concreta e não só abstrata na qual a formação
dos sujeitos seja pensada como um artifício de diversas veemências, diversos
campos que possam se entrelaçam, transmitindo e recebendo conhecimentos que
deem o entendimento da complexidade do conhecimento. Só assim será possível
aprende e difundir a História local. Somos sujeitos da história, da ciência, participamos
dos vários modos de se construir história.
Conclusão
Para acordar o
interesse dos alunos para a disciplina da História e ter um melhor entendimento
dos conteúdos ofertados na disciplina e no seu Currículo, é cogente levá-los fixamente
a entenderem suas origens e sociedade em que vivem. Ler e compreender e
criticar suas realidades, posicionarem-se como sujeitos ativos do processo
histórico, desenvolve elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais e até
mesmo políticos compõem a identidade dos
próprios e a dos outros que estão ao seu redor gerando o entendimento que
participam da história que um dia não davam o devido valor.
Referências
Wiliana Maiara do
Nascimento é graduada no curso de Licenciatura em História pela Universidade
Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
MACEDO,
Helder Alexandre Medeiros de. De como se constrói uma História Local: aspectos
da produção e da utilização no Ensino de História. In: Carmen Margarida
Oliveira Alveal; José Evangelista Fagundes; Raimundo Nonato Araújo da Rocha.
(Org.). Reflexões sobre História Local e Produção de Material Didático.
1ed.Natal: EDUFRN, 2015, v. , p. 85-110.
ORIÁ, R.
Memória e Ensino de História. In: BITTERCOURT, C. (Org). O
saber historico a
sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
p. 128-148.
SAMUEL, Raphael.
História Local e História Oral. In: Revista Brasileira de História. Pp.
219-242. V. 9, n.º 19, set. 1989 / fev. 1990.
SCHIMIDT, Maria
Auxiliadora. O ensino de História Local e os desafios da formação de
consciência histórica. In: MONTEIRO, Ana Maria. Et all (org.) Ensino de
História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: MauadX: Faperj, 2009
Boa noite, Wiliana.
ResponderExcluirGostei do tema e do texto. Acredito que o trabalho com a História Local pode contribuir para que os alunos percebam como é importante a comunidade em que vivem e como eles também fazem História.
Acredito que valorizar as pessoas, os lugares e a História de pequenas comunidades, por exemplo, colabora para que os estudantes se vejam representados em sala de aula e demonstrem mais interesse pelo conhecimento histórico.
Aline Nunes Rangel
Isso mesmo Aline!
ExcluirAbraço!
Wiliana Maiara do Nascimento
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns, Wiliana! Gosto muito desse tema, pois assim como você acredito que o ensino de História local possibilita ao aluno se enxergar como sujeito histórico. Entretanto, acredito também que muitas vezes o aluno acaba se sentido desmotivado pois, dependendo da região em se vive, no meu caso o extremo norte do Brasil, esse conhecimento adquirido acaba sendo ignorado quando se trata de exames nacionais como o Enem, por exemplo. O que fazer para rompermos com essa barreira?
ResponderExcluirMaria Izeth Braga Beltrão
Continuarmos nossa batalha para que a disciplina deixe de ser colocada em segundo plano por muitas pessoas e por "autoridades". O ensino de história local é sem dúvida um ponto de partida para a aprendizagem histórica, pela possibilidade de trabalhar com a realidade mais próxima das relações sociais que se estabelecem entre educador / educando / sociedade e o meio em que vivem e atuam.
ExcluirAtt
Wiliana Maiara do Nascimento
Boa tarde!
ResponderExcluirVisto que sua apresentação possui aspectos de natureza regional, gostaria de saber como você pensa o conceito de região e como enxerga a contribuição deste conceito para os estudos locais?
Obrigado e parabéns pela apresentação.
Comentário de: Nikolas Corrent
Conhecer, respeitar as raízes e a origem de um povo, comunidade ou uma região é sobre tudo disponibilizar a esse povo a condição de existir e proteger a sua identidade, valorizando a sua historia local, facilitando o entendimento e a inserção dos alunos no contexto histórico não só regional mais também nacional.
ExcluirAtt
Wiliana Maiara do Nascimento
Olá boa noite Wiliana!Parabéns pelo seu trabalho!
ResponderExcluirSempre considerei a problemática da história local muito significativa e pertinente. Creio que o espaço destinado nas salas de aulas, nos livros didáticos e nas estruturas curriculares para tal tem ainda é irrisório.
Gostaria de saber que percursos metodológicos você traça em sua prática escolar pra se desvencilhar de tais estruturas, e produzir de fato o ensino de uma historia local mais significativo para os próprios alunos?
Att Flávio
O estudo da história local desperta a curiosidade dos alunos por ser um fato que ocorreu mais próximo de onde vive, porém o currículo escolar abrange em sua maior parte a história geral, cabe ao professor trazer temáticas que remetem ao estudo local. Como podemos trabalhar a história local em sala de aula a partir das temáticas trazidas pela história geral?
ResponderExcluirOlá, boa tarde Wiliana. Parabéns excelente texto. Gostei bastante de suas colocações.
ResponderExcluirO ensino de história que traz pessoas e espaços comuns ao educando tende à aproximar o aluno a disciplina, compreendendo o passado e o presente recente. Dessa forma, levar em consideração seus conhecimentos prévios e guiá-los a um conhecimento analítico da realidade é contribuir para a formação de sua consciência histórica. Quando o aluno conhece, entende, respeita e preserva as raízes e de um povo, comunidade ou região, estão assegurando a esse povo a condição de existência e dessa forma protegendo sua identidade. Portanto, valorizar a história local é inserir os educandos no contexto regional e local.
Ghibson Gabriel da Silva Oliveira
Parabéns pelo seu texto. Gostaria de saber quais as sugestões de atividades você daria, para trabalhar a história local e regional, nos primeiros anos do Ensino Fundamental?
ResponderExcluirBoa noite. Sobre a questão da história local, também podemos pensar na questão dos lugares de memória, espaços que podem constituir a identidade de um determinado grupo social. Creio que para a reflexão da história local seja pertinente pensar nos locais de memória.
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